“Queremos inserir o Paraná à frente na adoção de formas alternativas de transporte. Os benefícios em prol do meio ambiente serão muito significativos”, diz Evandro Araújo
Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 52/2019, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo, que isenta do pagamento de IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) os "carros verdes", impulsionados à energia elétrica ou hidrogênio. A medida vale para veículo no valor máximo de R$ 150 mil.
“Os chamados ‘carros verdes’ emitem pouquíssimo ou nenhum poluente na atmosfera, em comparação com os movidos a gasolina ou diesel. Mas o preço alto de aquisição ainda é a maior barreira para a popularização. Esse é um dos pontos que norteiam o projeto. Diversas categorias de veículos, atualmente, são isentos, como carros antigos e táxis”, afirma Evandro.
Especialistas atestam que viver em regiões com altas concentrações de poluentes atmosféricos pode causar vários problemas para a saúde. A poluição do ar é gerada principalmente por veículos movidos a combustíveis fósseis (dieses e gasolina) e pelas indústrias que usam sistemas de tratamento e filtragem de poluentes. É nesse ponto que se destaca o viés ambiental do projeto.
“As pessoas que vivem nos grandes centros urbanos são as mais afetadas pela poluição atmosférica. Queremos inserir o Paraná à frente na adoção de formas alternativas de transporte. Com a isenção do imposto, fomentaremos a aquisição de veículos que se utilizem de formas alternativas de propulsão e que são energeticamente eficientes e emitem reduzida carga de poluentes. Os benefícios em prol do meio ambiente certamente serão muito significativos”, completou o deputado.