Sessão especial realizada na Alep reuniu mais de 400 representantes das Apaes do Paraná

Evento proposto pelo deputado Evandro Araújo foi também momento especial para estreitar o relacionamento do Movimento Apaeano com o Poder Legislativo

Evento proposto pelo deputado Evandro Araújo foi um momento especial para estreitar o relacionamento do Movimento Apaeano com o Poder Legislativo

Emocionante. Assim foi definida pela maioria dos representantes das 346 Apaes (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) do Paraná, a sessão especial realizada na manhã desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná. Por iniciativa do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), integrantes do Movimento Apaeano vindos de diversos municípios do Estado lotaram o Plenário e tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas em prol da causa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.   

De acordo com o proponente da sessão, este foi um momento histórico e de visibilidade para a instituição, principalmente para que as Apaes passem a receber ainda mais importância do que vem sendo dada até agora. “Na esfera governamental é preciso que as Apaes estejam dentro do orçamento do Estado para que não seja preciso tratar demandas reprimidas e emergenciais e que sejam contempladas com as políticas públicas, fazendo valer todo o esforço das famílias que entregam sua vida por esta causa,” afirmou.

O deputado Evandro também agradeceu o apoio recebido do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que prontamente acolheu o pedido para realização do evento. Na abertura dos trabalhos Traiano ressaltou que a Assembleia não poderia ficar distante de um Movimento como este que enaltece o trabalho dos deputados por ser uma causa que move a todos. “Este Poder Legislativo já aprovou uma lei, que se for implementada irá resolver todos os problemas das Apaes no Paraná, pois autoriza o governo na plenitude do que é direito de todos os apaeanos: dar a eles condições de igualdade”, destacou o presidente referindo-se a lei “Todos Iguais Pela Educação” (nº 17.656/2013).

Presente também na ocasião o Senador Flávio Arns, conselheiro da Federação das Apaes, comentou que o apoio dos deputados é fundamental para criar um clima de confiança e segurança de acreditar no trabalho que há tantas décadas vem sendo feito pelas entidades. “Chega de incertezas e inseguranças. Não podemos mais conviver com dúvidas. Esta lei aprovada pela Assembleia assegura exatamente o que queremos: que a pessoa com deficiência tenha na educação, no mínimo, os mesmos direitos que a pessoa sem deficiência. Isto significa professor, secretario, zelador, merenda escolar, reforma de escola. Mas nem precisaria de lei, bastaria ter sensibilidade, afirmou o senador, sendo efusivamente aplaudido pelos presentes.

Para o presidente da Federação das Apaes no Paraná, Fernando Meneguetti, as parcerias com as esferas públicas são fundamentais para ofertar atendimento de qualidade aos assistidos pela instituição nas áreas de educação, saúde, assistência social, entre outras. “Este é o motivo de estarmos hoje nesta Casa. É momento de estreitarmos o relacionamento com os parlamentares que na sua maioria já realizam excelente trabalho com as Apaes em suas bases. Porém, se faz necessário unirmos esforços para criação de leis que garantam atendimento às pessoas com deficiência em todos os municípios paranaenses,” afirmou.

Segundo Rosangela Moro, procuradora jurídica da Federação, a proposição do deputado Evandro Araújo foi louvável pois permitiu o destaque às Apaes que realizam há 60 anos um trabalho de interesse público com amor e dedicação. Ela foi responsável por fazer a apresentação da estrutura das Apaes no Estado, durante a sessão, bem como as ações que realizam e suas reivindicações para melhora das políticas públicas existentes.

Fizeram parte da mesa de honra do o 1º secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); o presidente da Comissão de Saúde Pública da Alep, deputado Dr. Batista (PMN); o deputado Gilson de Souza (PSC); o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, representando o Tribunal de Justiça do Paraná; o vereador de Curitiba, Pier Petruzziello. Os deputados: Hussein Bakri (PSD), líder do Governo; Márcio Pacheco (PDT); Nelson Luersen (PDT); Galo (PODE); Professor Lemos (PT); e Felipe Braga Côrtes, representando o Governo do Estado e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, usaram a palavra para destacar a importância dos serviços das APAEs no Paraná.

O deputado Evandro Araújo enalteceu a presença dos demais deputados que prestigiaram o evento e comprometeu-se com os encaminhamentos necessários a partir deste momento histórico para as Apaes. Ele ressaltou ainda que as Apaes não são causa de um deputado e precisam, fundamentalmente, “de todos os deputados apoiando as Apaes em suas regiões.”

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo