A adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento mais harmônico das regiões paranaenses foi tema de uma reunião entre o deputado Evandro Araújo (PSC) e o diretor-presidente da Emater Rubens Niederheitmann nesta terça-feira (07). Segundo o deputado, algumas regiões tem um desenvolvimento desigual e necessitam de uma ação organizada para aumentar a capacidade produtiva.
O deputado disse ao diretor-presidente que, ao mobilizar os outros parlamentares, a sociedade civil organizada e o Governo, será possível conseguir propostas interessantes para a elaboração da política de desenvolvimento regional. Os estudos de mapeamento das regiões realizados pela Emater vão contribuir na discussão.
Para colaborar para uma política pública que contemple uma integração das regiões do Paraná, o deputado citou a emenda que ele apresentou à LDO, para que o Governo do Estado adote medidas necessárias para atender as demandas micro e mesorregionais. O incentivo aos municípios pode se dar por meio de programas, projetos e atividades para garantir recursos e operações de crédito. Com a emenda, o Estado pode liberar recursos para contemplar projetos que tenham repercussão regional e sejam integradores, beneficiando as micro e mesorregiões.
Também participou da reunião o professor aposentado do departamento de economia da Universidade Estadual de Maringá, Antonio Carlos Lugnani, que durante a carreira acadêmica atuou na área de desenvolvimento regional.