Foi aprovado em 1ª votação na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei 235/2018 de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC)
Foi aprovado em 1ª votação na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei 235/2018 de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), que prioriza o atendimento de doadores de sangue fenotipados ou de sangue raro nas filas de atendimento do Centro de Hematologia do Paraná (Hemepar) e demais bancos de sangue do estado.
O objetivo da proposta, de acordo com Araújo, é garantir prioridade na recepção de doação por doadores convocados pelos bancos de sangue do Paraná, para atender transfusões urgentes ou reposição de estoque para cirurgias de risco. “Longe de legislar sobre privilegiar um em contraposição a outro em determinada fila, legislo sobre a primeira das funções do Estado, que é garantir a vida do cidadão, superando qualquer outra norma de garantias individuais”, justifica o deputado Evandro Araújo.
A proposta deve retornar à votação na próxima segunda-feira (18), quando será apreciada em 2º turno. Se aprovada, passará por mais uma votação até ir à sanção do governador Ratinho Jr.