Uma das práticas mais comuns adotadas pelos postos de combustíveis do Paraná é o uso de três dígitos para indicar o valor dos centavos no preço do litro dos combustíveis. A estratégia de divulgação confunde e pode causar prejuízo ao consumidor. O projeto de lei do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), aprovado nesta terça (5 de abril) em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná, acaba com essa prática no estado. O PL 540/2015 deve ir à segunda votação nesta quarta (6 de abril) no plenário da Alep.
O Paraná cadastrara até maio de 2015 uma frota de 6,5 milhões de veículos, entre automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. Se cada um desses veículos abastecer, por exemplo, 100 litros de combustível por mês, os postos arrecadariam cerca de R$ 72 milhões por ano somente com o fracionamento adotado no preço do álcool, da gasolina e do diesel.
A prática do terceiro dígito é utilizada somente como mecanismo para disfarçar o preço real do combustível. Não podemos aceitar essa prática irregular, que causa prejuízo ao consumidor, afirma Evandro Araújo.