Por proposição do deputado Evandro Araújo (PSC) representantes do Movimento Apaeano de todo Paraná participam da Sessão Ordinária na Alep, na próxima terça-feira, 30
Por proposição do deputado Evandro Araújo (PSC) representantes do Movimento Apaeano de todo Paraná participam da Sessão Ordinária na Alep, na próxima terça-feira, 30
As atividades desenvolvidas pelas Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, bem como suas principais considerações acerca dos serviços e do apoio que oferecem às famílias das pessoas com deficiência, serão melhor conhecidas durante a Sessão Ordinária que irá acontecer no próximo dia 30 de abril, às 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposição é do deputado Evandro Araújo (PSC). Cerca de 300 pessoas da Rede Apae de todo o Paraná devem participar, entre diretoria executiva, presidentes, professores, funcionários e conselheiros.
“Promovemos este momento para que o Movimento Apaeano possa apresentar seus trabalhos e trazer suas demandas. Desta forma, queremos sensibilizar e oferecer aos deputados a oportunidade de fazerem eventuais encaminhamentos em prol da causa que as Apaes defendem”, comenta o parlamentar.
Articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação e prestação de serviços de apoio à família são alguns dos objetivos da Rede Apae. Presente em todo o território nacional a Associação é composta por Federações Estaduais e Conselhos Regionais. No Paraná são 329 Apaes que oferecem atendimento direcionadas à melhoria da qualidade de vida de 164 mil pessoas (incluindo pessoas com deficiência e seus familiares).
De acordo com o presidente da Federação, Fernando Meneguetti, as Apaes necessitam de parcerias com as esferas públicas para oferecer atendimento de qualidade aos seus assistidos. “Participar da Sessão Ordinária com os deputados será momento para estreitar relacionamentos e unir esforços para garantir o atendimento às pessoas com deficiência em todos os municípios paranaenses, quer seja por meio de novas leis ou outros esforços que demandem da máquina pública em âmbito estadual,” afirma ele.
Sobre a Apae – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um Movimento de destaque nacional. Fundada em 1954 hoje está presente na maioria dos estados brasileiros. São 23 Federações Estaduais e 2.201 Apaes. No Paraná, além das 329 Apaes a Federação agrega também 17 Coirmãs, que são entidades análogas. Cada área é constituída por uma rede de voluntários responsáveis pelo planejamento de ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos usuários dos seus serviços.
Atuando nas áreas da educação, mercado de trabalho, assistência social, saúde, defesa de direitos, entre outras, as Apaes assessoram as pessoas com deficiência com o objetivo de garantir a inclusão social e cidadania em condições de igualdade. Um dos seus maiores desafios é desenvolver políticas que assegurem a manutenção dos recursos financeiros.