O deputado Evandro Araújo apresentou requerimento esta semana na Assembleia Legislativa cobrando a criação do programa de incentivo ao uso da plasticultura nas plantações de uva no Paraná. O documento será encaminhado ao secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
A instalação da cobertura plástica nos parreirais torna as plantações menos vulneráveis às mudanças de clima, diminui as perdas por doenças e a aplicação de agrotóxico. Segundo o relatório da SEBRAE TEC (programa que estimula o processo de inovação e tecnologia nos pequenos negócios), a técnica protege os parreirais da chuva, comum na época da colheita, reduzindo em 91,50% os prejuízos. Dessa forma, o produtor tem mais segurança para esperar até a uva atingir o ponto recomendado de açúcar para realizar a colheita.
Para o deputado Evandro Araújo, um programa de incentivo ao uso da plasticultura poderia priorizar desde uma linha especial de financiamento ou a redução de impostos para facilitar a aquisição da cobertura pelo produtor. Dessa forma, ele pode ter um aumento da produtividade e consequentemente da renda. Na grande maioria estamos falando de pequenos produtores que tiram a sua renda da venda da fruta.
A medida é uma das ações tiradas dos encontros da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva, que foi criada na Assembleia Legislativa por solicitação do deputado Evandro Araújo. Foram realizadas reuniões com associações, sindicatos, técnicos e produtores em Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão, Colombo e Rosário do Ivaí.
Foto Pedro de Oliveira/Alep
Assessoria de Imprensa Gabinete (41) 3350-4282