O pedido cita todos os servidores públicos que atuam na área de saúde, como médicos, enfermeiros, atendentes, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros
Um requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, por um grupo de parlamentares, entre eles o deputado estadual Evandro Araújo (PSC), solicita ao governador Carlos Massa Ratinho Junior o pagamento de adicional de periculosidade e a contratação de seguro de vida para os profissionais da saúde pública do Paraná durante o período de enfretamento ao novo coronavírus.
O pedido cita todos os servidores públicos que atuam na área de saúde, como médicos, enfermeiros, atendentes, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.
"É uma forma de reconhecimento à dedicação desses servidores, que estão expostos ao contágio diariamente em suas atividades. Entendemos que, em época de pandemia e com um vírus fatal, essa atividade se caracteriza como periculosa aos trabalhadores, e portanto, esse benefício é legítimo e necessário enquanto durar essa crise", explicou Araújo.
No requerimento aprovado, os deputados citam ainda a preocupação com a saúde desses profissionais diante do iminente colapso do sistema, com os crescentes casos de contaminação registrados. "A instituição do seguro de vida é também de suma importância, apesar de existir um seguro da ParanaPrevidência, é preciso que ele alcance todos esses profissionais de saúde que estão na linha de frente deste combate", completou o deputado do PSC.
Também assinam o documento os deputados Tercílio Turini (CDN), Márcio Pacheco (PDT), Gilson de Souza (PSC), Boca Aberta Junior (PROS), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Soldado Fruet (PROS).