Araújo propôs no Plano Plurianual (PPA), do exercício 2020/2023, a construção de clínicas especializadas no diagnóstico do câncer em todas as regiões do estado
Oferecer um tratamento mais humanizado e focado na prevenção de todos os tipos de câncer é o objetivo de uma emenda apresentada, na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSC). Araújo propôs no Plano Plurianual (PPA), do exercício 2020/2023, a construção de clínicas especializadas no diagnóstico do câncer em todas as regiões do estado.
A ideia do deputado é trazer para o Paraná a mesma experiência dos chamados “Hospitais do Amor”, reconhecidos nacional e internacionalmente como referência em oncologia e pelo padrão elevado de qualidade nos atendimentos. O Hospital do Amor de Barretos, em São Paulo, por exemplo, é considerado por pesquisas o melhor hospital conveniado ao SUS pela população, com 97% de aprovação.
“O modelo e a estratégia dos ‘Hospitais do Amor’ vem de encontro ao que pensamos sobre o trato que as pessoas enfermas ou com dúvidas desta enfermidade devem ter, um trato humano e eficaz. É uma experiência exitosa, replicada na Bahia, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amapá, que queremos também no nosso estado”, explicou Araújo.
Segundo o deputado, as unidades tem sido eficientes, sobretudo, no diagnóstico precoce do câncer. “Identificar a doença precocemente ainda é o melhor tratamento e o mais barato ao erário”, completou.