Lei de autoria do deputado Evandro Araújo comemora a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista como estimulo à inclusão
Comemorada no início do mês de abril, a Semana Estadual da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é Lei 19.025, sancionada em 2017, instituída a partir do Projeto de Lei 423/2016 de autoria do deputado Evandro Araújo.
Criada para promover debates e reflexão em torno das dificuldades e do preconceito enfrentados pelas pessoas afetadas pelo autismo, esta Semana motivou eventos, palestras e seminários para falar sobre o tema e discutir formas de superar o preconceito em todo Estado.
Muitos mitos pairam sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo. Por exemplo, você sabia que pessoas com autismo muito intenso podem sentir-se desconfortáveis em ambientes muito barulhentos ou que não são familiares? E que é um mito dizer que pessoas com psicopatias são autistas? É verdade que o autismo não tem cura, mas há vários tratamentos que ajudam a melhorar os sintomas, e que, por exemplo, usar animais para terapia de autismo é altamente positivo.
Mas o deputado Evandro Araújo ressalta que mais importante do que criar uma Semana no calendário estadual, é considerar o resultado que ela proporciona. “O fundamental é promover a discussão sobre o transtorno, o diagnóstico e tratamento, os direitos e o estímulo à inclusão de pessoas com autismo, explica Araújo.
A data da comemoração da Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista foi fixada a partir do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.